A nova ferramenta permite o preenchimento remoto do documento exigido pela ANS de forma integrada ao sistema de CRM. Fique por dentro desta novidade na gestão de declarações de saúde neste conteúdo!
Em 2022 o Brasil atingiu o maior número de usuários de planos de saúde em 8 anos!
Dados da Agência Nacional de Saúde (ANS) mostram que mais de 50 milhões de brasileiros são clientes de alguma operadora de saúde, um aumento de 200 mil clientes em relação a 2021.
Focada na gestão de vendas de operadoras de saúde, a Smark Saúde apresenta uma nova funcionalidade aos seus clientes e ao mercado que irá facilitar a gestão de declarações de saúde.
A partir de maio de 2023, a Smark Saúde contará com novos recursos que aceleram o processo de assinatura de contratos ao digitalizar o cadastro da declaração de saúde. Assim, fica ainda mais fácil para consumidores e operadoras resolverem toda a documentação necessária na contratação, tendo uma gestão de declarações de saúde mais ágil.
Saiba mais: Por que usar assinatura digital em planos de saúde?
O que é a declaração de saúde?
Na hora de escolher o plano de saúde, é só selecionar e contratar, certo?
Na verdade, diferente de outros serviços, as operadoras de saúde possuem uma etapa anterior ao momento da adesão contratual: a declaração de saúde. Este documento é obrigatório para a contratação de um plano. Por isso, é tão importante pensar em soluções que contribuam com a gestão de declarações de saúde.
A declaração de saúde foi estabelecida como uma garantia para usuários e operadoras, por isso uma boa gestão é crucial. E nada melhor que a tecnologia para garantir efetividade e segurança nos processos da gestão de declarações de saúde.
O que consta na lei?
De acordo com o artigo 10 da Resolução Normativa nº 162, de 17 de outubro de 2007:
“A Declaração de Saúde consistirá no preenchimento de um formulário, elaborado pela operadora, para registro de informações sobre as doenças ou lesões de que o beneficiário saiba ser portador ou sofredor, e das quais tenha conhecimento, no momento da contratação ou adesão contratual.”
Esse formulário reúne perguntas que indicam o estado de saúde do beneficiário na época da contratação, a fim de estabelecer carências e condições para a prestação de serviços por parte da operadora de saúde. Portanto, é fundamental se pensar em como o mercado pode contribuir com a gestão de declarações de saúde.
Conheça o recurso!
Observando o mercado e conversando com os clientes, o especialista em vendas complexas e CEO da Smark, Leandro Ceccato, percebeu que havia uma demanda reprimida em relação à gestão de declarações de saúde:
“Percebemos nos clientes o desejo de que o Smark CRM pudesse auxiliá-los no momento muito próximo do fechamento de contrato, que é um momento muito específico no setor das operadoras de plano de saúde. Essa etapa prévia à assinatura é decisiva tanto para o consumidor final quanto para as empresas, que precisam garantir o preenchimento correto das informações.”, explica.
A partir da ideia de utilizar todo o poder que a plataforma de CRM possui para conectar a área comercial com a de auditoria médica, a Smark CRM embarcou neste projeto!
Foi necessária a construção de um novo sistema que estivesse 100% conectado com o Smark CRM, com interface para usuário e operadora, além de uma eficácia extraordinária para garantir a segurança e privacidade de todos, a fim de contribuir com a gestão de declarações de saúde.
Como funciona?
Com a nova extensão do Smark CRM para gestão de declarações de saúde, todo o procedimento pode ser realizado de forma remota. Isso permite ao beneficiário preencher os formulários à distância e adicioná-lo ao sistema com facilidade.
Conforme o CEO da Smark, Leandro Ceccato, o preenchimento também pode ser feito com acompanhamento online com o médico da operadora, com dúvidas tiradas em tempo real.
“Nosso objetivo é resolver a baixa eficiência dos preenchimentos manuais e contemplar todo esse trâmite, que é muito custoso e burocrático para as operadoras. Além disso, ajuda a empresa a avaliar melhor os riscos individuais”, destaca o executivo.
O Smark CRM facilita todo o armazenamento das documentações, e o novo recurso de gestão de declarações de saúde permite que todo o fluxo de documentação seja realizado dentro da plataforma.
Com isso, a organização destas informações para o pós-venda também ficou mais fácil. E em empresas do segmento da saúde, o pós-venda é super importante para a manutenção e retenção dos clientes e contratos.
Leia mais: como um CRM pode fazer a diferença no pós-vendas em planos de saúde?
Por que utilizar?
Uma das grandes vantagens é antecipar o prazo de vigência do contrato para que a operadora possa iniciar o faturamento em um prazo mais curto, a partir de uma melhor gestão de declarações de saúde. Assim, eliminando os atrasos que podem acontecer quando o processo não é automatizado.
A nova ferramenta também substitui a obrigatoriedade do beneficiário comparecer presencialmente à sede da operadora e evita a necessidade de preenchimento manual da declaração, facilitando, assim, o processo de gestão de declarações de saúde.
Outro benefício, além de contribuir na gestão de declarações de saúde, segundo o CTO da Smark, Fábio Beckenkamp, trata da melhoria na qualidade do pós-venda.
“Para as operadoras, a manutenção dos contratos tem um papel muito importante. Com as novas funções, a empresa poderá ter um controle maior do cenário, das entradas e saídas de beneficiários, de quantos estão com a documentação em dia, das suas necessidades, etc. Tudo isso ajuda a construir uma boa relação com o cliente”, explica.
Segurança para todos
A LGPD é um assunto importante quando falamos de informações e documentos de saúde, afinal são dados sensíveis que se enquadram na Lei Geral de Proteção de Dados Brasileira.
“A declaração, por definição, já pede o consentimento do beneficiário. Juntamos o consentimento da LGPD que havíamos implementado na nossa plataforma com o consentimento destes documentos da declaração de saúde, garantindo e contemplando todos os requerimentos necessários para garantir a segurança e a conformidade legal.”, comenta Fábio.
Saiba como adequar o seu negócio a LGPD com o novo recurso da Smark!
Os benefícios do CRM da Smark Saúde!
Com o CRM da Smark Saúde, as operadoras realizam a gestão comercial através de uma plataforma que permite ao vendedor trabalhar de forma mais organizada, objetiva e baseada em números, bem como ganhar em produtividade.
A empresa tem conquistado mercado no segmento de planos de saúde, incluindo grandes operadoras como Doctor Clin, Unimed Poços de Caldas, Santa Casa Saúde, Unimed Santa Maria e outras.
“Nos últimos anos, nos preparamos para atender a área da saúde com excelência. Foi através das trocas com os nossos clientes e um olhar atento ao mercado que trouxemos esta melhoria ao sistema de CRM. Em breve, ofereceremos novas funcionalidades para impulsionar ainda mais a tecnologia no setor, sempre baseada na nossa experiência de 25 anos de atuação”, conclui Ceccato.
Conheça mais sobre a Smark Saúde
Da venda ao pós-venda, o Smark Saúde estrutura todo o processo comercial das operadoras e automatiza a rotina dos gestores e vendedores. A plataforma traz as melhores automações e práticas do mercado de saúde suplementar para que sua empresa ganhe escala e previsibilidade nas vendas.
A plataforma pode ser utilizada tanto na gestão de vendas quanto no pós-vendas. Logo, a tecnologia reúne e integra dados e informações de seus clientes em um só lugar.
O objetivo é facilitar o acesso e a organização para manter sua equipe atualizada com histórico e preferência de compras de seus consumidores.
Através das informações adicionadas pela equipe, pode-se ter um perfil do cliente, leads e oportunidades de vendas em um único local.
Com a plataforma, torna-se mais fácil
- acompanhar as ações de relacionamento entre vendedores e clientes;
- monitorar o funil de vendas de cada vendedor;
- padronizar ações de venda e eliminar atividades manuais e
- administrar a venda de múltiplos produtos e equipes em diferentes regiões.
E o mais importante: com funcionalidades pensadas para atender as demandas de uma operadora de planos de saúde.
Ainda, com o Smark Saúde, é possível:
- avaliar os processos de retenção de clientes falhos e ineficientes;
- acompanhar a proatividade dos vendedores na hora de resolver os problemas do cliente;
- organizar as tarefas de relacionamento do pós-venda;
- e encontrar facilmente as informações sobre os contratos atuais e status financeiro de cada cliente.
Tudo isso em uma plataforma intuitiva e que se integra aos demais softwares já utilizados pela sua empresa. Ou seja, a implementação e a adaptação da sua equipe se tornam mais simples e rápidas, atingindo a eficiência em tempo hábil.
Além de oferecer uma solução especializada para planos de saúde, a Smark conta ainda com o recurso de assinatura digital, através da integração com a DocuSign, principal player mundial do setor.
Agora, é a sua vez!
Ainda está fazendo a gestão offline das suas declarações de saúde? Os vendedores precisam digitalizar documento por documento na hora de atualizar a sua plataforma?
Smark Saúde é a solução completa, feita especialmente para a gestão de vendas e pós-vendas de operadoras de saúde, e com ainda mais integração e tecnologia!
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