Entenda tudo sobre a Gestão de Declarações de Saúde e conheça o Smark Saúde, um CRM especializado para a gestão de vendas de planos de saúde.
Em 2022, o Brasil testemunhou um marco surpreendente: Dados da Agência Nacional de Saúde (ANS) revelam que o país atingiu o maior número de usuários de planos de saúde em oito anos, com mais de 50 milhões de brasileiros!
Isso representou um aumento de 200 mil clientes em relação a 2021, sinalizando uma crescente demanda por serviços de saúde de qualidade.
Com o aquecimento do mercado, a eficiência, precisão e atendimento excepcional se tornam um diferencial competitivo importante.
No centro de tudo isso, a gestão de declarações de saúde é uma das principais questões operacionais que podem ser otimizadas com a ajuda da tecnologia.
Hoje, vamos explorar como essa etapa importante das atividades de uma operadora de saúde pode ser otimizada com a ajuda de um sistema de CRM (Customer Relationship Management) moderno e especializado no setor, como o Smark Saúde.
Preparado?
Continue a leitura!
Declarações de saúde: o que você precisa saber
As operadoras de saúde têm uma etapa importante antes de oficializar as vendas – a declaração de saúde do cliente. Essa declaração é um requisito obrigatório para obter um plano de saúde, e por isso, otimizar a gestão desse processo é essencial.
De acordo com o artigo 10 da Resolução Normativa nº 162, de 17 de outubro de 2007:
“A Declaração de Saúde consistirá no preenchimento de um formulário, elaborado pela operadora, para registro de informações sobre as doenças ou lesões de que o beneficiário saiba ser portador ou sofredor, e das quais tenha conhecimento, no momento da contratação ou adesão contratual.”
Em outras palavras, a declaração de saúde é um formulário que reúne perguntas que indicam o estado de saúde do beneficiário na época da contratação, para estabelecer as carências e condições para a prestação de serviços por parte da operadora de saúde para aquele cliente.
Saiba mais: Por que usar assinatura digital em planos de saúde?
Conheça o recurso para a Gestão de Declarações de Saúde
Ao observar o cenário atual mercado e conversar com alguns clientes, o especialista em vendas complexas e CEO da Smark, Leandro Ceccato, percebeu que havia uma demanda não atendida em relação à gestão de declarações de saúde:
“Percebemos nos clientes o desejo de que o Smark Saúde pudesse auxiliá-los no momento muito próximo do fechamento de contrato, que é um momento muito específico no setor das operadoras de plano de saúde.
Essa etapa prévia à assinatura é decisiva tanto para o consumidor final quanto para as empresas, que precisam garantir o preenchimento correto das informações.”, explica.
A partir da ideia de utilizar todo o poder que a plataforma de CRM possui para conectar a área comercial com a de auditoria médica, a Smark tomou a decisão de fazer algo revolucionário integrando esse novo recurso à plataforma.
Agora, com a nova extensão para gestão de declarações de saúde, todo o procedimento pode ser realizado de forma remota, simples e fácil!
“Nosso objetivo é resolver a baixa eficiência dos preenchimentos manuais e contemplar todo esse trâmite, que é muito custoso e burocrático para as operadoras. Além disso, ajuda a empresa a avaliar melhor os riscos individuais”, destaca o executivo.
Por que contar com um recurso para a gestão de declarações de saúde?
Agora que já falamos sobre a importância desse documento, conheça algumas principais vantagens de contar com o suporte do Smark Saúde para a gestão de declarações de saúde!
São elas:
+Agilidade e mobilidade
Já que a ferramenta pode ser usada para preenchimento online do formulário de declaração de saúde, os beneficiários não precisam comparecer à sede da operadora.
+Economia de tempo e recursos
O Smark Saúde evita a necessidade de preenchimento manual da declaração de saúde, tornando o processo mais rápido, menos custoso e reduzindo a possibilidade de erros.
+Segurança de dados
A plataforma garante o consentimento necessário dos beneficiários, abrangendo todos os requisitos legais e proporcionando segurança. Isso é importante devido à Lei Geral de Proteção de Dados Brasileira (LGPD), que trata de informações e documentos sensíveis.
Os benefícios do CRM da Smark Saúde!
Com o CRM da Smark Saúde, as operadoras realizam a gestão comercial através de uma plataforma que permite ao vendedor trabalhar de forma mais organizada, objetiva e baseada em números, bem como ganhar em produtividade.
A empresa tem conquistado mercado no segmento de planos de saúde, incluindo grandes operadoras como Doctor Clin, Unimed Poços de Caldas, Santa Casa Saúde, Unimed Santa Maria e outras.
“Nos últimos anos, nos preparamos para atender a área da saúde com excelência. Foi através das trocas com os nossos clientes e um olhar atento ao mercado que trouxemos esta melhoria ao sistema de CRM. Em breve, ofereceremos novas funcionalidades para impulsionar ainda mais a tecnologia no setor, sempre baseada na nossa experiência de 25 anos de atuação”, conclui Ceccato.
Conheça mais sobre a Smark Saúde
Da venda ao pós-venda, o Smark Saúde estrutura todo o processo comercial das operadoras e automatiza a rotina dos gestores e vendedores. A plataforma traz as melhores automações e práticas do mercado de saúde suplementar para que sua empresa ganhe escala e previsibilidade nas vendas.
Veja também: Smark Saúde – Funcionalidades da plataforma de CRM de vendas e pós-vendas
A plataforma pode ser utilizada tanto na gestão de vendas quanto no pós-vendas. Logo, a tecnologia reúne e integra dados e informações de seus clientes em um só lugar.
O objetivo é facilitar o acesso e a organização para manter sua equipe atualizada com histórico e preferência de compras de seus consumidores.
Através das informações adicionadas pela equipe, pode-se ter um perfil do cliente, leads e oportunidades de vendas em um único local.
Com a plataforma, torna-se mais fácil
- acompanhar as ações de relacionamento entre vendedores e clientes;
- monitorar o funil de vendas de cada vendedor;
- padronizar ações de venda e eliminar atividades manuais e
- administrar a venda de múltiplos produtos e equipes em diferentes regiões.
E o mais importante: com funcionalidades pensadas para atender as demandas de uma operadora de planos de saúde.
Ainda, com o Smark Saúde, é possível:
- avaliar os processos de retenção de clientes falhos e ineficientes;
- acompanhar a proatividade dos vendedores na hora de resolver os problemas do cliente;
- organizar as tarefas de relacionamento do pós-venda;
- e encontrar facilmente as informações sobre os contratos atuais e status financeiro de cada cliente.
Tudo isso em uma plataforma intuitiva e que se integra aos demais softwares já utilizados pela sua empresa. Ou seja, a implementação e a adaptação da sua equipe se tornam mais simples e rápidas, atingindo a eficiência em tempo hábil.
Além de oferecer uma solução especializada para planos de saúde, a Smark conta ainda com o recurso de assinatura digital, através da integração com a companhia gaúcha Asten e a DocuSign, principal player mundial do setor.
Agora, é a sua vez!
Ainda está fazendo a gestão offline das suas declarações de saúde? Os vendedores precisam digitalizar documento por documento na hora de atualizar a sua plataforma?
Smark Saúde é a solução completa, feita especialmente para a gestão de vendas e pós-vendas de operadoras de saúde, e com ainda mais integração e tecnologia!
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