As vendas de planos de saúde podem ser um desafio, principalmente em um mercado tão competitivo, não é mesmo? No entanto, existem estratégias comprovadas que podem ajudar a impulsioná-las e destacar a sua empresa frente à concorrência. Leia mais!
Quando o assunto são vendas de planos de saúde, nota-se um mercado acirrado. E o que pode fazer a diferença nesse contexto? Uma gestão comercial assertiva, organizada e produtiva. Nesse cenário, um sistema de CRM pode ser a solução que a sua empresa busca.
A verdade é que muitos vendedores param no tempo e não estão abertos a novas tecnologias e formas de vendas de planos de saúde. Mas é nesse momento que você tem a oportunidade de se destacar e crescer no mercado.
Neste artigo, vamos apresentar um conjunto de estratégias capazes de aumentar significativamente suas vendas de planos de saúde e fazer com que você conquiste mais clientes. Acompanhe!
Desafios nas vendas de planos de saúde
Quando se trata de vendas de planos de saúde, temos um cenário complexo.
Por um lado, os vendedores precisam lidar com uma concorrência acirrada, encontrar leads qualificados e apresentar um produto complexo de forma clara e objetiva.
Já, por outro, as empresas devem se destacar em um mercado altamente competitivo e oferecer benefícios e cobertura diferenciados para atrair novos clientes.
A seguir, vamos explorar alguns dos principais desafios encarados nessa jornada. São eles:
Dificuldade em encontrar leads qualificados
Encontrar potenciais clientes que realmente têm interesse em um plano de saúde é um dos principais desafios enfrentados pelos vendedores.
Venda de um produto complexo
Planos de saúde podem ser complexos e confusos para muitos clientes em potencial. Por isso, os vendedores devem ser capazes de apresentar o produto de forma clara e objetiva, destacando os benefícios e as coberturas oferecidas.
Concorrência acirrada
O mercado de planos de saúde é altamente competitivo, com diversas empresas oferecendo produtos similares. Por isso, é preciso encontrar formas de se destacar, seja oferecendo benefícios exclusivos ou oferecendo um atendimento excepcional.
Alta rotatividade de clientes
Esse é um desafio comum para empresas de planos de saúde. Para encarar o problema é preciso ir além de investir em programas de fidelidade, manter um atendimento de qualidade para garantir a retenção de clientes.
Regulamentação complexa
O setor de planos de saúde é altamente regulamentado e pode ser complexo para empresas e vendedores. É preciso estar atualizado sobre as leis e regulamentações em vigor para garantir a conformidade e evitar problemas legais.
As vendas de planos de saúde podem ser um desafio, com certeza. Mas, com as estratégias certas, é possível superar os obstáculos e se destacar neste segmento.
Fique por dentro do tema! Assista: Impulsionando as vendas de planos de saúde
4 dicas essenciais para aumentar as vendas de planos de saúde
Não é segredo para ninguém que o sonho de todo vendedor é ouvir o desejado SIM sem precisar recorrer a 1001 ações estratégicas. Mas existem algumas dicas simples de abordagem que podem ajudar o profissional nesse momento.
Confira:
1. Saiba com quem está falando e as necessidades do lead
Conhecer as características do seu cliente é indispensável, mas, acredite, esse é o principal erro dos vendedores de planos de saúde.
Muitos não se dão ao trabalho de estudar as características do seu público-alvo e, assim, têm inúmeros problemas na hora de fechar vendas.
2. Conquiste a confiança do lead antes de qualquer coisa
Muitos vendedores pecam no momento de aplicar essa tática: a relação de confiança vem antes da relação de venda!
Isso não se trata apenas de evitar a expressão de timidez ao abordar um lead, mas também é sobre respeitar o possível cliente e estabelecer uma conexão empática com ele.
3. Não apresente um plano de saúde, apresente uma série de benefícios
A verdade precisa ser considerada: o desejo de todo cliente em potencial é encontrar um plano de saúde com preço acessível. Ou seja, algo que nem sempre é possível oferecer.
Logo, reforçar os benefícios do plano de saúde e o impacto positivo que a solução da empresa causará é um meio para aumentar a percepção do possível cliente sobre o que está sendo oferecido.
4. Tenha um bom Software de CRM para gerenciar o processo de vendas
Com um bom CRM, todos os processos comerciais podem ser gerenciados com inteligência e visão de futuro. Ele facilita as rotinas administrativas e reduz o volume da burocracia no dia a dia da equipe comercial.
Assim, ajuda os vendedores a se concentrarem no que é mais importante: a relação com os clientes e possíveis oportunidades de vendas de planos de saúde.
Como o Smark Saúde ajuda você com as vendas de planos de saúde?
O uso de um CRM especializado para vendas de planos de saúde pode ser decisivo para alavancar resultados. No entanto, sua utilidade não se resume a prospectar clientes e vender.
Afinal, as vendas de planos de saúde também se fazem acompanhando constantemente os métodos e comportamento dos vendedores. Em outras palavras, é preciso ter um processo de vendas de planos de saúde claro e um bom monitoramento de desempenho para se ter sucesso.
Com o Smark Saúde, você consegue exercer esse controle de equipe e muito mais. Ele ainda permite que você tenha acesso a:
- Oportunidades em aberto;
- Gestão completa do pós-venda;
- Funil de vendas de vendedores;
- Taxas de conversão em cada fase;
- Relatórios com indicadores;
- Histórico completo de ações de venda.
Leia também: Pós-vendas em planos de saúde: como um CRM pode fazer a diferença?
O que nossos clientes dizem sobre o Smark Saúde
Pam Saúde e Smark: parceria impulsiona vendas da operadora
“Tudo aconteceu de forma rápida e natural. O SMark CRM tinha as respostas e peculiaridades das quais precisávamos na gestão da equipe.” Alexandre Lima, Diretor Comercial do Pam Saúde
Unimed Litoral ganha mais produtividade e organização com o Smark Saúde
“Consigo mensurar muito melhor a produtividade do time em home office e ter certeza de que o trabalho está sendo feito. Isso é um ganho imensurável para a empresa” Leno Almeida, Coordenador de Mercado e Marketing da Unimed Litoral
“O vendedor é muito beneficiado porque ele pode acompanhar a própria carteira, todas as etapas do funil e focar em determinadas etapas quando necessário, principalmente nas propostas” Irene Prediger, Coordenadora Administrativa Comercial da Doctor Clin
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